São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sonia Braga limpa NY em ato pró-Rio

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

Sonia Braga levou a campanha "Vamos varrer o Rio" a Nova York.
Vestida com o uniforme de gari da Prefeitura do Rio, ela varreu ontem as calçadas da rua 46 (onde existe concentração de restaurantes brasileiros em Nova York) e distribuiu vassouras a brasileiros e americanos, para que eles aderissem à campanha.
Sonia Braga aproveitou o evento para arrecadar assinaturas em um abaixo-assinado para batizar o trecho da rua 46, entre as 5ª e 6ª avenidas, de "Antonio Carlos Jobim Boulevard", em homenagem ao compositor brasileiro.
"Vamos fazer esta ser a rua mais limpa de Manhattan para servir de exemplo", disse à cerca de 75 pessoas que se aglomeravam no local. A estimativa de participantes na "varreção" foi feita pela polícia local. Animando a festa, a banda de Mark Lambert, namorado da atriz, tocava músicas de Tom Jobim em frente ao bar Empório Brasil. A cantora Maria Alcina compareceu ao evento e cantou "Cidade Maravilhosa", antes de pegar na vassoura.
Um dos mais animados na "varreção" era o editor de negócios do tablóide "New York Newsday", Pugh Saint Clair, amigo da atriz.
Munido de vassoura que trouxe de casa, ele disse que já visitou o Rio há muitos anos ("nem me lembro quando"), mas que acompanha tudo o que acontece na cidade.
"Acho o Rio uma cidade maravilhosa e tenho muitos amigos brasileiros de lá, por isso aderi à campanha", disse Clair. A brasileira Zezé Weiss lembrava da importância de separar o lixo reciclável. "Tem que ensinar a varrer, mas também a reciclar, se não, não adianta". Sonia disse que fez um comercial da campanha para a TV brasileira que deve entrar no ar nos próximos dias.
"Nele digo que o Rio é o cartão postal do Brasil e que estou triste com a sujeira da cidade. No Brasil, temos que aprender a não jogar nada no chão, nem ponta de cigarro", disse.
Rio
No Rio, o garoto Hassan Gomes de Almeida, 5, participou da manifestação realizada em frente ao Museu de Arte Moderna. A manifestação foi organizada pelo grupo Loucos Varridos.
A irmã de Sonia Braga, Maria Braga, também participou do evento no Rio. Artistas que tinham confirmado presença na manifestação, não compareceram.
Os Loucos Varridos têm o apoio de autoridades e entidades cariocas, como o prefeito César Maia e o Movimento Viva Rio.

Colaborou a Sucursal do Rio

Texto Anterior: Lucio Dalla reúne 17 mil no Ibirapuera
Próximo Texto: Prefeitura começa a fiscalizar incinerador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.