São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cetesb quer limitar a emissão de poluição dos combustíveis de SP

CLAUDIO AUGUSTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário estadual do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, disse que a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) vai preparar um Estudo de Impacto Ambiental sobre o combustível utilizado em São Paulo.
Feldmann afirmou que o Estado determinará limites máximos de emissão. "O combustível fornecido pela Petrobrás terá de se adequar a esses limites."
Cerca de 90% da poluição atmosférica na Grande São Paulo é provocada pela frota de veículos. As indústrias emitem os 10% restantes.
A Cetesb, de acordo com Feldmann, vai mesmo dar apoio técnico à Prefeitura de São Paulo na execução do programa de controle de emissão de poluentes por veículos.
A partir de 1996, todos os veículos com placa de São Paulo fabricados de 1989 em diante serão submetidos a uma inspeção anual. O veículo que estiver emitindo mais do que permite a legislação ambiental não será licenciado.
A cada ano, a frota alvo do programa vai incorporando modelos mais antigos. Quando todos os 4,3 milhões de veículos registrados em São Paulo estiverem fazendo a inspeção, haverá uma redução de 20% na emissão de poluentes.
Concorrência
O projeto de lei aprovado pela Câmara na semana passada determina que a concorrência para definir quem fará a inspeção aponte uma única empresa ou consórcio como vencedor.
Maluf defendeu o projeto. "Quando você tem muitos responsáveis (empresas), não tem nenhum responsável", disse o prefeito.

Texto Anterior: Prefeitura começa a fiscalizar incinerador
Próximo Texto: Câmara vota doação de área a megahospital
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.