São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 1995
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Motoristas evitam 'rota alternativa'

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma semana depois da implantação de mudanças no trânsito no centro de São Paulo, os motoristas continuam utilizando as rotas tradicionais em vez das alternativas criadas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
A conclusão é de uma pesquisa organizada pelo próprio órgão.
O objetivo das mudanças é de desafogar o trânsito na avenida Prestes Maia que está afunilada por causa da construção de um túnel no cruzamento com a avenida Senador Queirós.
Para aliviar o fluxo na Prestes Maia, a CET estabeleceu que a avenida Duque de Caxias e as ruas Mauá e Prates passassem a ter mão-dupla, criando rota alternativa ligando a zona norte à zona sul.
"Infelizmente os motoristas não estão adotando o caminho alternativo. Não sei se é por desinformação ou por medo de utilizar ruas que não conhecem bem", diz Nelson Maluf El Hage, diretor de Operações da CET.
"É difícil que seja por desinformação porque espalhamos uma quantidade enorme de placas e folhetos divulgando as alternativas."
Segundo a pesquisa da CET, 80% dos motoristas que vêm da zona norte pela avenida Tiradentes em direção ao centro continuam utilizando a Prestes Maia.
"Fizemos a mudança para esses motoristas, mas eles insistem em seguir pela Prestes Maia", diz.
Quem saiu perdendo com as mudanças no centro foram os motoristas que utilizam a rua Amaral Gurgel no sentido Consolação-largo do Arouche.
Como a avenida Duque de Caxias perdeu três pistas no sentido Arouche-Luz, o trânsito na região ficou ainda mais complicado.
"O trânsito aqui piorou 100%", diz o taxista João Carlos de Paulo, 40. "Desde que aprendi a dirigir, não vejo o tráfego tão ruim."
O bancário Dalmon Ribeiro de Castro, 35, tomou um susto com as mudanças no centro.
"Ficou mais complicado, estou totalmente perdido. A gente perde horas para andar alguns metros."
Segundo a CET, o horário de maior congestionamento na Duque de Caxias é entre 14h30 e 17h.
A alternativa para quem vem da Consolação é pegar a rua Rêgo de Freitas em vez da Amaral Gurgel e seguir pelas ruas Helvétia ou Ana Cintra.
Outro problema que tem tumultuado o trânsito na região é a impossibilidade de fazer conversões à esquerda na Duque de Caxias no sentido Arouche-Luz.
Pedestres
Com a implantação da mão-dupla na Duque de Caxias ficou praticamente impossível para os pedestres atravessarem a avenida.
Quando o sinal da Duque de Caxias fecha, o das transversais (como alamedas Campinas e Barão de Limeira) abre e os pedestres dependem da boa vontade dos motoristas para atravessar.
Apesar dos cuidados da CET, ela própria foi vítima do caos criado na Duque de Caxias, onde dois marronzinhos foram atropelados na última quinta ao tentarem impedir que um caminhoneiro fizesse conversão proibida.

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