São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 1995 |
Texto Anterior |
Índice
Saiba como vão funcionar as lojas
NELSON BLECHER
O Sam's Club, um clube de compras que comercializa cerca de 3.000 artigos, funciona nos moldes de um atacadista. Os produtos são vendidos em embalagens industriais, que contêm dúzias ou volumes maiores. Para ter acesso à loja é necessário se associar, mediante pagamento de taxa anual de R$ 25,00 (empresas) ou R$ 30,00 (consumidores). Em 10.000 m2 de área de venda serão comercializados produtos alimentícios e de limpeza; material de escritório, computadores e artigos eletrônicos; utilidades domésticas, móveis e roupas. O primeiro Sam's Club será inaugurado até o início de maio em São Caetano do Sul (região do ABCD paulista), à rua Conde Francisco Matarazzo, 838 (esquina da avenida dos Estados). Está programada a abertura de duas outras lojas: uma em Santo André, até novembro próximo, e outra no município de Osasco, em 1996. Já o Supercenter ocupa o dobro do espaço do Sam's Club e suas gôndolas ofertam 50 mil itens de mercadorias. Une um supermercado a uma loja de departamentos. Comercializará alimentos e bebidas; roupas e acessórios; artigos esportivos, eletroeletrônicos e utensílios domésticos; material de limpeza, perfumaria e joalheria. Haverá também um centro de jardinagem. Lanchonete, panificadora e delicatessen, além de lojas de serviço, funcionarão em suas instalações. Ainda não foram definidas as especialidades. Numa primeira fase, 15% das mercadorias à venda serão importadas e 85% serão fornecidas por indústrias locais. Mas os volumes importados devem crescer. O primeiro Supercenter será a âncora de um novo centro de compras, o Grand Shopping, que está sendo erguido em Santo André (na região do ABCD paulista). A inauguração está prevista para novembro. Outro Supercenter, localizado em Osasco (na avenida dos Autonomistas), abrirá as portas no ano que vem. A abrangência das mercadorias à venda nessas lojas fará a rede competir com praticamente todas as modalidades de comércio —de lojas de departamento às lojas de fábrica. Entre os concorrentes diretos da Wal-Mart —que está associada no país à Lojas Americanas— contam-se marcas de peso: Carrefour, Pão de Açúcar, Paes Mendonça, Mappin e Makro. (NB) Texto Anterior: 'Vamos competir agressivamente no Brasil' Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |