São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alunos querem ir à Justiça contra exame

DA REPORTAGEM LOCAL

Erramos: 07/04/95
Diferentemente do que foi publicado à pág. 6-3 na edição de 20 de março do caderno Folhateen, o Centro Acadêmico XI de Agosto estudava a possibilidade de entrar com um mandato de segurança, entre outras medidas, contra a MP das mensalidades. A reportagem afirmava que o CA era "um dos que pretendem entrar com o mandado".
Alunos querem ir à Justiça contra exame
Entidades estudantis devem entrar com mandado de segurança contra a decisão do ministro da Educação, Paulo Renato Souza, 39, que cria o exame pós-faculdade.
A medida prevê a implantação de exames este ano para quem se formar em direito, engenharia e faculdades da área de saúde. A avaliação seria feita pela Fundação Carlos Chagas ou outras instituições responsáveis pela aplicação de provas de vestibular.
O Centro Acadêmico 11 de Agosto, da Faculdade de Direito da USP é um dos que pretendem entrar com mandado.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já aplica um exame para admitir recém-formados na associação. Quem não é aprovado neste exame, não pode ser advogado.
O advogado Mauro Bueno, presidente da Associação Intermunicipal de Pais e Alunos diz que a medida é inconstitucional.
Ele afirma que, segundo as leis que estão valendo no país, basta ser formado para poder exercer a profissão.
Bueno afirma que Centros e Diretórios Acadêmicos de várias faculdades já o procuraram pedindo informações de como entrar com um mandado.
Edson Rodrigues Filho diretor da executiva da União Estadual de Estudantes afirma que UEE foi procurada por vários Centros e Diretórios Acadêmicos que cobram ação contra o exame.
Segundo Rodrigues Filho, os estudantes querem, pelo menos, que os exames não comecem a ser aplicados em outubro, como determinou o ministro.
A entidade é contrária à criação do exame. No início do mês, membros das entidades estudantis se reúnem para discutir a criação do exame.

Texto Anterior: Carreira militar será oferecida
Próximo Texto: Loja oferece 80 tipos de chuteiras a 'futemaníacos'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.