São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fábula de Kipling narra criação de manchas negras nos leopardos

KATHY WOLLARD

Em 1902, foi publicado "Como o Leopardo se Manchou", de Rudyard Kipling. Na história, Kipling imaginou que todos, humanos e animais, tinham pelos e pele claros. O leopardo, dizia Kipling, vivia em uma estepe alta e ensolarada, um lugar coberto com areia, com pedras com cor de areia e grama igualmente amarelo-clara.
Girafas e zebras não conseguiam ver um leopardo faminto e acabavam devoradas. Os homens também caçavam esses bichos.
Certa vez, girafas e zebras decidiram deixar a alta estepe, e assim leopardos e caçadores precisaram se enfiar na densa floresta para caçar. Após vagar pela floresta por muito tempo, escreveu Kipling, com "sombras listradas, borradas e salpicadas" das árvores sobre suas costas, "a girafa ficou pintada e a zebra listrada". Quando o caçador e o leopardo deixaram a estepe e entraram na floresta, podiam sentir o cheiro da zebra e da girafa, mas não conseguiam vê-las.
Frustrados, o leopardo e o caçador esperaram até a noite. O leopardo correu para cima de algo que tinha cheiro de zebra e o caçador caiu sobre algo que parecia ser uma girafa. Quando o dia amanheceu, os dois ficaram perplexos. O que parecia ser uma zebra tinha agora listras pretas, e o que tinha cara de girafa tinha a pele malhada.
Então a zebra e a girafa explicaram o que havia acontecido e demonstraram sua camuflagem entrando nas sombras das árvores. Era um bom truque, concluiu o caçador. Então ele prontamente escureceu sua pele. Com a cor que sobrou, espalhou pintas escuras no leopardo com seus cinco dedos. Os dois se misturaram bem entre as árvores. Assim, segundo Kipling, o leopardo ganhou suas manchas.
Como na realidade surgiram as manchas do leopardo? Em vez de manchas salpicadas em poucos minutos, os leopardos criaram suas pintas ao longo de milhares de anos. As pintas do leopardo servem para que ele se misture ao ambiente. Um momento de hesitação da presa é tudo que o leopardo precisa.
As manchas surgiram por mutação acidental. Alguns leopardinhos nasceram com elas. Mas esses "gatinhos pingados" eram muito mais eficientes em suas caçadas, e assim sobreviviam mais. Ao longo dos anos, surgiram mais gatos pingados.

Copyright Los Angeles Times Syndicate.

Texto Anterior: É DAS CARECAS QUE ELES GOSTAM MAIS
Próximo Texto: QUAIS OS MAIORES PAPAGAIOS DO MUNDO?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.