São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É DAS CARECAS QUE ELES GOSTAM MAIS

LARISSA PURVINNI
DA REPORTAGEM LOCAL

Preparem as máquinas. Os cabelões saíram de moda e o penteado mais "descolado" do momento mede 6 mm.
A idéia do visual radical não partiu dos cabeleireiros mais moderninhos, mas das próprias garotas que chegaram pedindo: "Pode cortar careca."
A cabeleireira Rosangela Castro, do Morumbi Cabeleireiro, produziu dez carecas só este mês. A máquinas usadas são a dois ou a três e o corte precisa de renovação a cada 15 dias.
Fernanda Mira, 21, começou com máquina três no início de 94. Gostou, mas achou que o cabelo ainda estava comprido.
Em dezembro baixou para máquina dois. "As pessoas olhavam para mim de boca aberta."
Ariane Oliveira, 20, foi mais radical. Ela tinha meio metro de cabelos cacheados. Um dia olhou no espelho e resolveu mudar. "Meti o cabelo para frente e passei máquina um." Depois se arrependeu.
"Me detestei. Fiquei morrendo de vergonha e não tive coragem de voltar para casa." Ela conta que as crianças ficavam assustadas quando passavam por ela.
Começou a gostar de ser careca a partir dos primeiros elogios. Mas a moda pegou tanto que ela quer deixar o cabelo crescer e agora passa máquina três.
Ser carequinha foi um dos fatores decisivos para que Georgiana Góes, 17, fosse convidada para interpretar Bárbara no seriado "Confissões de Adolescente", exibido pela TV Cultura.
"Eles queriam quatro irmãs bem diferentes e, com aquele cabelo, eu já era bem estranha", diz a precursora das carecas.
Georgiana tinha cabelo na altura do ombro e precisou cortar quando participava da peça "Cartão de Embarque", em 91. Agora, ela usa cabelo chanel.
Por ser careca, Georgiana era a única que nas cenas de praia do "Confissões", no intervalo da gravação, podia entrar no mar. As outras atrizes tinham cabelos longos que não secavam.
Ela também passou por situações engraçadas. "Uma mulher perguntou se eu era o filho de uma amiga dela. Fiquei arrasada."
O estilista Marcelo Bonito, 31, cabelos compridos, é fã das carecas. Ele teve uma namorada com cabelo máquina dois, em 89, quando carecas eram raras. "Agora são mais comuns. Na época achavam que eu era um mulherão com um garotinho."
O VJ da MTV Cazé, 27, quase careca, também é admirador das carequinhas. "Acho muito bonito."
Mas não são todos que pensam assim. Fernanda Mira já ouviu de um menino que ela seria o par ideal —se tivesse cabelo longo.

Texto Anterior: Grupo Angra se despede do Brasil e sai em turnê por 4 países da Europa
Próximo Texto: Fábula de Kipling narra criação de manchas negras nos leopardos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.