São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 1995
Texto Anterior | Índice

KRS-One grava com Premier, do Gang Starr

MARCEL PLASSE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

"Return of the Boom Bap" levou dois anos para ser lançado no Brasil, mas se mantém atual, como convém a um disco que reúne duas lendas do hip hop: KRS-One e DJ Premier.
Desde 1987 à frente do grupo Boogie Down Productions, KRS-One antecipou as principais tendências do rap —do "gangsta" à canonização pop de Malcolm X. Pioneiro do estilo raggamuffin (mistura de rap e reggae), ainda gravou com Shabba Ranks e a banda de rock R.E.M.
Premier, que produz o álbum, também é um pioneiro: ao lado de Guru, no grupo Gang Starr, ajudou a criar o jazz rap.
Em "Return of the Boom Bap", jazz e reggae combinam-se a batidas pesadas e berros urgentes, numa produção agressiva.
Pela primeira vez, KRS-One grava sem o Boogie Down Productions. Não foi uma separação amigável. No LP anterior, "Sex and Violence", ele destruiu o grupo com ataques a ex-integrantes —principalmente à sua ex-mulher, a rapper Ms. Melodie.
O álbum faz referência ao início do grupo: seu título saiu da letra de "South Bronx", de 1987, e o rap "The P Is Still Free" atualiza "The P Is Free", do mesmo ano.
Depois de seis anos, Denise, a viciada em crack de "The P Is Free", continua a se prostituir em troca de drogas. É uma metáfora para a falta de perspectivas do gueto. Desde o surgimento do rap, nada foi feito para melhorar a qualidade de vida dos negros pobres dos EUA.
Provando que é um poeta de recursos, ele ainda pega um tema batido, em "Sound of Da Police" e "Black Cop", que qualquer outro rapper transformaria em "Fuck Da Police", e inova, ao comparar policiais negros aos escravos encarregados de vigiar o trabalho nas plantações dos brancos.

Disco: Return of the Boom Bap
Artista: KRS-One
Gravadora: BMG
Preço: R$ 20,00 (o CD, em média)

Texto Anterior: Movieplay investe em reggae e dance music
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.