São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Movieplay investe em reggae e dance music

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Conhecida no mercado fonográfico nacional por seu vasto catálogo de clássicos, jazz, blues, rock & roll e MPB, a gravadora Movieplay decide investir nas áreas de reggae e dance music.
"Nosso catálogo não chegava a atingir a faixa mais jovem de público", reconhece a diretora Márcia Nunes. A Movieplay assinou contratos com alguns selos europeus, além do canadense Adam. Promete para maio o lançamento de um selo voltado à dance music.
A estréia do selo Jump se dará através de uma compilação de novidades tocadas nas pistas européias. Entre os artistas incluídos estão Natalie Merchant ("Gun Sky"), Tina ("Hey Mr. DJ"), Ground Level ("The Zoo"), Cassandra ("In State of Love") e T.O.C. ("Doo-wop Sh'Bob").
Bem mais volumoso é o suplemento de música jamaicana que a gravadora planeja para abril. A começar pela coletânea "This Is Reggae", que reúne pesos-pesados do reggae, como Bob Marley & The Wailers, Yellowman, Sly & Robbie, e o trio The Heptones.
Mas o lançamento que promete fazer a festa dos fãs do gênero é a série Jamaican Gold. O primeiro pacote, composto por 10 álbuns, reúnes bandas e cantores menos conhecidos em nível internacional, mas de importância na evolução dos sons da ilha.
Esse é o caso das bandas The Ethiopians e The Maytals. Ambas são especialistas no "ska" —ritmo criado na virada para os anos 60, a partir da fusão do rhythm and blues norte-americano com o "mento" (um estilo nativo jamaicano, cantado com violão e percussão).
O pacote se completa com Dennis Alcapone, Byron Lee & The Dragonaires, Stanley & The Turbines, Delroy Wilson, Culture, Hopeton Lewis, George Faith e Derrick Harriott.
Já para os apreciadores da música erudita, em junho a Movieplay começa a trazer gravações do selo italiano Arkadia. No primeiro pacote, com seis CDs, aparecem Pavarotti ("Rigoletto") e Karajan (regendo "La Boheme"). Em agosto, saem outros oito CDs, com destaque para as cantoras Maria Callas e Jessye Norman.

Texto Anterior: Improviso dá vida a Indiana
Próximo Texto: KRS-One grava com Premier, do Gang Starr
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.