São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995
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Contratos precisam ser mais claros

VANESSA DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao comprar um plano de saúde, fique atento aos contratos. Neles estão as garantias de que todos os serviços anunciados serão cumpridos à risca.
A tabela ao lado mostra algumas garantias de atendimento que podem constar em contratos. Elas podem servir como orientação na escolha do plano.
Falta de clareza nos contratos pode resultar em dificuldade. Como mostram as tabelas das páginas seguintes, é frequente encontrar cláusulas omissas.
A maioria dos contratos também não é clara quanto aos reajustes de mensalidades -esse o principal motivo de queixas no Procon.
Reajustes comumente são feitos quando há mudanças na faixa etária onde se encontra o usuário, aumento nos custos médicos ou inflação.
Dê preferência a planos que estipulem esses aumentos no contrato. A maioria dos contratos trazem índices de reajuste próprios —determinados pelo plano— que podem significar risco de aumento inesperados.
Se por um lado contratos podem gerar confusão, também podem trazer surpresas agradáveis.
Alguns contratos já trazem definições dos principais tipos de doenças discriminados —como as crônicas e infecto-contagiosas.
Para atrair novos usuários, os planos passaram a aperfeiçoar e ampliar o leque de opções de coberturas, garantias e níveis de reembolso.
Alguns chegam a garantir ao usuário o uso de seus serviços por um período de até 18 meses após a rescisão do contrato —se esta tiver sido feita pelo próprio plano.

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