São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É BOM SABER

Doença preexistente - não há definição científica do termo. Foi criado para limitar o consumo de determinados serviços e procedimentos médicos por parte dos usuários.

Doença epidêmica - é a manifestação de um grupo de casos de alguma enfermidade que excede a incidência prevista. Dois casos de uma doença podem ser evidência suficiente de uma epidemia.

Doença crônica - designa moléstia de longo período de latência. Provoca lesões irreversíveis ou complicações que acarretam graus variáveis de incapacitação.

Doença infecto-contagiosa - causada por agente infeccioso (como bactérias) ou pela toxina produzida por ele. Transmitida através de contato pessoal, entre outras formas.

Doença de notificação compulsória - é a que precisa ser registrada sempre que surge um caso. Varia de região para região.

Texto Anterior: Coberturas contêm deficiências
Próximo Texto: DICAS E ARMADILHAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.