São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995
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Publicidade influi pouco na compra

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Quase a metade (45%) dos paulistanos que possui um plano de saúde não teve, na prática, oportunidade de escolha. Foi a ele vinculado por meio de convênio firmado pelas empresa em que trabalha.
Um terço dos atuais filiados optaram por um plano através de indicação de parentes e amigos e 14% pesquisaram o mercado. Segundo pesquisa Datafolha, publicidade e promoção é o fator com menor influência na escolha de uma marca (9%).
Apesar disso, o horário nobre da TV está lotado de comerciais do setor, a maioria com apelos de equipamentos sofisticados, helicópteros e aviões.
Nos três últimos anos, a Golden Cross, líder do mercado, informa ter investido a soma de US$ 66 milhões em veiculação de filmes publicitários e ações de merchandising e promoção.
Posicionada apenas quatro pontos percentuais abaixo da concorrente nesse indicador, a Trasmontano se vale de uma verba bem inferior (US$ 1 milhão/ano).
Sua estratégia mercadológica é sustentada pelo mais elevado grau de reconhecimento obtido por uma empresa do setor. O plano é avaliado como "ótimo" ou "bom" por 87% dos conveniados.
Com atuação restrita à Grande São Paulo, a Trasmontano aplica 70% da verba em comerciais que são veiculados na programação vespertina.
"Nosso público alvo é a mulher, que acaba determinando a escolha de um plano, já que o marido não tem tempo de comparar preços", diz o publicitário Cândido Leite Neto. Também são impressos e distribuídos um milhão de panfletos mensais.

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