São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995
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Usuário está satisfeito com plano

CLÁUDIO CSILLAG
DA REDAÇÃO

Apesar de serem a principal causa de reclamações no Procon, a grande maioria dos usuários (80%) consideram seus planos de saúde ótimos ou bons.
O Datafolha entrevistou usuários —e médicos (veja página seguinte)— dos dez maiores planos que aceitaram participar do estudo.
Trasmontano, Sul América e Interclínicas receberam os melhores índices de aprovação, enquanto Golden Cross, Intermédica e Amesp ficaram com os piores (veja pág. 3).
Amesp e Intermédica, com índice de satisfação para confiabilidade e variedade de opções relativamente baixos, por exemplo, possuem os funcionários administrativos que mais agradam os usuários (71% estão satisfeitos).
Curiosamente, os mesmo usuários apontaram esses planos como sendo os que exigem mais deslocamentos físicos —buscar guias, por exemplo— para conseguir consultas, exames e internações.
Médicos da Interclínicas são os que deixam mais pacientes satisfeitos (88%). Médicos do Bradesco recebem o menor índice de aprovação (62%).
Em relação à satisfação com os hospitais, Interclínicas novamente recebe o maior índice de aprovação (82%). Intermédica teve o menor (59%).
Nos itens referentes ao relacionamento médico-paciente (pág. 5), Interclínicas e Sul América apresentaram o melhor desempenho. Bradesco e Intermédica foram relativamente mal avaliados.
Quando perguntados sobre a distribuição geográfica dos serviços, os usuários da Sul América, Trasmontano e Interclínicas apresentaram maior índice de satisfação, respectivamente 82%, 82% e 81%. No outro extremo, Amesp e Medial tiveram 68% e 62%.
Chama a atenção o elevado grau de satisfação dos usuários com todos os itens avaliados. O pior desempenho é de 59% de usuários satisfeitos com a duração da consulta (Bradesco) e com hospitais credenciados (Intermédica). Só 2% dos entrevistados consideram seu plano de saúde ruim ou péssimo.

A análise dos dados obtidos na pesquisa do Datafolha a respeito da opinião dos usuários ficou a cargo de Márcia Cintra; a análise dos dados da pesquisa sobre a opinião dos médicos ficou a cargo de Vera Ferraz; Gerente Responsável, Emília de Franco; Diretor de Operações, Gustavo Venturi; Diretor Executivo, Antonio Manuel Teixeira Mendes

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