São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trasmontano dá mais autonomia

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os menos bons são, pela ordem, a Intermédica, a Unicór e a Golden Cross.
Os 510 médicos entrevistados pelo Datafolha (vinculados a dez planos, veja página anterior) não levaram necessariamente em conta as razões de seus pacientes. E ainda: cada um se referiu apenas aos planos junto aos quais está credenciado. Não puderam fornecer, portanto, uma visão de conjunto.
Pela avaliação que fizeram, há quesitos que se refletem de maneira apenas indireta na qualidade dos serviços prestados.
É o caso do valor dos honorários que recebem por consulta, da pontualidade do pagamento e da frequência com que os planos reduzem, por meio de glosas, a remuneração combinada.
O tópico que mais diz respeito à eficácia do profissional é o grau de autonomia para determinar exames, tratamento ou internações.
Nesse sentido, a Trasmontano é a que dá maior autonomia (83% a julgam suficiente), seguida da Interclínicas, Sul América, Bradesco e Unicór.
As menores autonomias partem, pela ordem, da Intermédica (23% julgam sua autonomia insuficiente e 46% suficiente), Medial Saúde e Golden Cross.
Quando interrogados sobre o interesse em ampliar o número de usuários de seus planos, os credenciados da Trasmontano (71%) dizem ter muito interesse nessa ampliação, seguidos pelos da Sul América e Bradesco.
A Intermédica é o único plano em que os médicos com nenhum interesse em ampliar (42%) são mais numerosos daqueles que manifestam muito interesse (35%).
A Trasmontano também encabeça a avaliação positiva quando se trata dos honorários dos médicos credenciados.
Entre eles, 32% acham que a remuneração é boa, contra, em último lugar, a Intermédica, com 10% que possuem a mesma opinião.
Detalhe: a maioria absoluta de todos os entrevistados disse que os honorários não interferem na qualidade do atendimento.
Não há uma variação significativa sobre o tempo de exercício da profissão de médico entre os profissionais credenciados pelos diversos planos. Nos dois pólos de antiguidade, a Golden Cross possui em média formados há 15 anos e a Amesp há 11 anos.

Texto Anterior: Usuário está satisfeito com plano
Próximo Texto: Pediatra reclama de falta de controle
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.