São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo lança 'manual de sobrevivência' gay

Folheto diz que 'gay covarde já era!'

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

O Grupo Gay da Bahia (GGB) lançou ontem em Salvador um "Manual de Sobrevivência Homossexual", com 30 dicas sobre "como reagir à violência na rua", "como evitar ser assassinado" e "o que fazer se for preso".
O manual, em 5.000 exemplares, é o principal instrumento da "Campanha Nacional Contra a Violência Anti-homossexual" com a qual o GGB planeja percorrer o país.
Além do manual, a campanha conta com um cartaz e um folheto. Este anuncia: "Gay vivo não dorme com inimigo".
Segundo Luiz Mott, presidente do GGB, o Brasil é "campeão mundial" de mortes de homossexuais. Baseado em recortes de jornais, o militante afirma que entre 1980 e 1994 cerca de 1.500 gays foram assassinados no país.
"Gay medroso e covarde já era! Aprenda técnicas simples de autodefesa", propõe o manual, que é ilustrado com uma imagem de São Sebastião. "Se você viu um gay ou lésbica sendo atacado, tente reunir outras pessoas para espantar os agressores", ensina.
O texto também traz orientações jurídicas básicas, como a lembrança que não existe no país lei que criminalize gays.
Financiado por duas entidades estrangeiras, o "manual de sobrevivência" será lançado no próximo dia 28 em Brasília e, em maio, em cinco capitais do Nordeste.(Mauricio Stycer)

Texto Anterior: Salvador troca seringas para viciados
Próximo Texto: Alagoas dá início à comemoração dos 300 anos da morte de Zumbi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.