São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alagoas dá início à comemoração dos 300 anos da morte de Zumbi

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

O governador de Alagoas, Divaldo Suruagy (PMDB), lança hoje no Palácio dos Martírios, com a presença do cantor e compositor Gilberto Gil, as comemorações do tricentenário da morte de Zumbi.
Gil e as demais autoridades convidadas serão recebidos no palácio com apresentação de balé afro. Entre os convidados, estão secretários de Cultura de vários Estados, o presidente da Fundação Palmares, Joel Rufino dos Santos, e representantes de 30 entidades negras. Depois, será realizada uma passeata e um ato público seguido de um show de grupos afros, no centro de Maceió (AL).
Gilberto Gil participa dos eventos como integrante da Comissão Nacional do Tricentenário da Morte de Zumbi.
Zumbi, líder negro do Brasil imperial, morreu em Alagoas, depois de fugir da ação militar que destruiu o Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, localizada em União dos Palmares, na zona da mata alagoana.
O governo de Alagoas está empenhado em transformar a história de Zumbi em mais uma fonte de turismo.
No dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi, Suruagy pretende levar o presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente da África do Sul, Nelson Mandela, ao Quilombo dos Palmares.

Texto Anterior: Grupo lança 'manual de sobrevivência' gay
Próximo Texto: Partidos tentam barrar área para hospital
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.