São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil estréia hoje contra norte-americanos

EDGARD ALVES
DO ENVIADO A MAR DEL PLATA

Um esporte que pouca gente conhece no Brasil, o hóquei sobre patins, inicia hoje seu torneio do Pan. O time brasileiro estréia contra os EUA, às 19h.
O hóquei tem cinco jogadores de cada lado (um deles atua como goleiro), que tentam marcar gols no time adversário.
Os jogadores, todos com patins sob os pés, deslizam na quadra manobrando um taco com as mãos na disputa pelo controle de um disco, no solo.
O objetivo é tocar o disco para dentro do gol adversário.
O time brasileiro foi medalha de prata no Pan de Havana-91 e quarto colocado do Campeonato Mundial de 1991. O próximo Mundial vai ser realizado em setembro, em Recife, Pernambuco.
A Itália é o berço do hóquei; a Argentina, a campeã olímpica; Portugal, o bicampeão mundial; e na Espanha, o esporte é popular.
No Brasil, uma só confederação controla o hóquei, a patinação artística e a corrida sobre patins. Mas não está representado no Pan nestas duas últimas modalidades.
O motivo, segundo Agra "Borracha" Leonidas, 30, técnico e jogador da seleção nacional, é que o Comitê Olímpico Brasileiro desconhecia que aquelas modalidades eram disputadas no Brasil.
Recife (PE) e Sertãozinho (SP) são os principais centros do hóquei nacional. O Palmeiras, na capital paulista, tem um forte time.
O melhor jogador brasileiro, Didi, atua no Porto/Portugal. Dois outros estão na Itália: Alan (Salerno) e Nando (Viareggio).
No torneio de hóquei do Pan os cinco times jogam entre si e o que acumular mais pontos é o campeão. Os adversários do Brasil: hoje, EUA; amanhã, Canadá; quinta-feira, Colômbia; e sexta, Argentina.(EA)

Texto Anterior: Brasileiros tentam pódio hoje
Próximo Texto: Delegado encerra caso do 'sumiço do xixi'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.