São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atentado com gás mata 6 no metrô de Tóquio

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Atentado com gás mata 6 no metrô de Tóquio
Um atentado terrorista utilizando gás venenoso sarin no metrô de Tóquio matou 6 pessoas e levou mais de 3.200 ao hospital, informou a polícia japonesa.
À noite, 603 pessoas permaneciam hospitalizadas, 16 das quais em estado grave. No total, 3.227 pessoas procuraram tratamento.
A polícia detectou recepientes da substância em 16 estações de 3 linhas do metrô de Tóquio.
Os bombeiros recolheram dois recipientes na estação de Kasumigaseki, perto de vários ministérios.
Além de Kasumigaseki, a estação mais atingida foi Tsukiji, próxima ao mercado de peixes, onde cem pessoas foram intoxicadas.
O governador de Tóquio, Shunichi Suzuki, pediu a intervenção do Exército, que despachou uma unidade especializada em combate a armas químicas para o metrô.
"Não posso condenar esse ato de forma suficientemente veemente", disse o primeiro-ministro japonês, Tomiichi Murayama.
O funcionário de escritório Norihiro Takahashi disse ter visto um pacote suspeito numa estação.
"Eu vi um pacote embrulhado em papel e coberto com plástico transparente do tamanho de uma marmita na plataforma."
"Parecia conter dois vidros e um líquido estava escapando", disse Takahashi.
"Passei por ele e saí. Cerca de 15 minutos depois de eu começar a andar para o escritório, o Sol pareceu ficar mais brilhante e minha visão ficou enevoada. Senti meu tórax pressionado e meu pescoço ficou duro. Tive dor de cabeça."
Outra vítima de envenenamento disse que o cheiro era "horrível".
Testemunhas disseram que vários passageiros apresentaram sintomas do envenenamento: desmaios, vômitos, convulsões, sangramento do nariz e liberação de espuma pela boca.
Alguns passageiros disseram ter visto um homem usando máscara cirúrgica. Outros viram homem de óculos escuros deixar pacotes do tamanho de marmitas nos vagões.
O sarin teria sido utilizado num incidente na cidade de Matsumoto (centro do Japão) em 1994.
O sarin entrou pela janela de casas e apartamentos da região central da cidade, matando 8 pessoas e levando 200 ao hospital.
Há duas semanas, cerca de 80 passageiros de um trem em Yokohama queixaram-se de problemas nos olhos e na garganta depois de sentirem um cheiro forte.
Em 15 de março, foram encontradas em Tóquio três maletas, cada uma delas com três frascos com um líquido desconhecido, pequenos ventiladores, pilha e válvula.
Há pouco mais de dois meses, um terremoto matou mais de 5.400 pessoas na cidade de Kobe, cujo porto voltou a funcionar ontem.

Texto Anterior: Atentado com gás mata 8 no metrô de Tóquio
Próximo Texto: Sarin é 500 vezes mais letal do que o cianeto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.