São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995
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Retífica faz prolongar a vida útil do motor

DEBORAH DE OLIVEIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Aquecimento do motor, maior consumo de combustível e de óleo lubrificante, ruídos estranhos e perda de potência. Estes são alguns sinais que podem indicar a necessidade de se fazer um recondicionamento.
Esse processo procura recuperar e estabelecer as características originais de funcionamento e durabilidade do motor.
Segundo Luís Carlos Boscolo, 49, diretor da Boscolo Motores e Retífica, se o proprietário notar essas falhas em seu veículo o ideal é que seja feito um exame prévio.
O recondicionamento é indicado não só quando surgem os problemas de desgaste natural do motor, mas também em caso de acidentes.
Se uma mangueira quebrar e isso resultar em um superaquecimento do motor, poderá haver comprometimento de peças.
Outro exemplo que pode levar a desgastes é a perda de óleo, que pode ocorrer se uma pedra furar o cárter (compartimento do óleo do motor), por exemplo.
O motorista deve verificar sempre se o painel indica superaquecimento. Em caso positivo, não deve seguir viagem.
Segundo Boscolo, um motor pode ser retificado até cinco vezes sem comprometimento de peças básicas.
"Depois da terceira retífica, mudam-se as dimensões internas do motor. Passa-se a fazer acertos dimensionais e, com isso, as peças básicas podem sofrer substituições", diz ele.
Ao receber o motor, a oficina faz a identificação, inspeção visual e anota as condições em que ele se encontra.
A seguir, o motor é desmontado com ferramentas e equipamentos adequados para que as peças não sejam danificadas.
É feita uma limpeza preliminar para se observar quais peças devem ser substituídas.
Entre as peças que devem ser reparadas estão jogos de pistões, anéis, buchas do comando auxiliar, bronzinas, juntas e retentores.
Todas elas, além dos procedimentos a serem executados, fazem parte do conjunto de normas técnicas NBR 13032 de execução de retífica de motores da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Por fim, é feita a inspeção preliminar do motor, chamada inspeção de ensaio e depois, conforme especificações, a inspeção final.
Garantia
A garantia do serviço varia de seis meses a um ano ou de 10 mil quilômetros a 20 mil quilômetros e o tempo do serviço leva de quatro a sete dias.
O proprietário do veículo deve se informar se as normas estão sendo seguidas pela oficina.
Segundo Carlos Bernardes, 26, engenheiro da Retífica Master, o proprietário que optar por um serviço de retífica à base de troca deve tomar cuidado.
"Os riscos de adquirir um motor que não oferece mais condições de recondicionamento são grandes", diz.
Alguns cuidados devem ser tomados depois que o carro deixa a oficina, nos primeiros 1.500 quilômetros.
Em primeiro lugar está o amaciamento do motor para assento dos anéis. Como em todo veículo novo, o amaciamento também requer atenção prévia.
"O proprietário deve evitar usar marchas que forcem demais o motor, tanto em baixa quanto em alta velocidade", afirma Bernardes.
É recomendável também a troca de óleo a cada mil quilômetros para eliminar resíduos produzidos pelas peças retificadas.

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