São Paulo, quarta-feira, 22 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clima da cidade altera floradas

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O verão deste ano terminou sem que as pessoas notassem as flores da cidade. A florada foi uma das mais curtas dos últimos anos. O calendário das flores —ou a fenologia das plantas— estaria mudando como o clima da cidade.
"Os ipês-rosas, que florescem em julho, adiantaram as flores", diz o paisagista Antonio Carlos Barbosa. "O jacarandá-mimoso veio no verão quando deveria vir na primavera."
Ele atribui essas mudanças à poluição da cidade e até à destruição da camada de ozônio.
A bióloga Alzira da Rocha Cruz, do Depave, não vê tantas mudanças assim. Ela acha que as flores podem ter sido menos notadas por causa das chuvas e dos ventos. "Elas caem mais rapidamente", explica.
Para os que ainda não notaram as árvores da cidade este ano, vale lembrar que no outono várias espécies florescem. O roxo da quaresmeira, adiantada este ano, ainda está se despedindo. As paineiras rosa e as brancas também estão floridas.
O araribá, de flores amarelas, e a pata de vaca —de cores brancas, lilás e róseas— ainda vão ser notados. E o destaque continua para a cássia imperial amarela. (AB)

Texto Anterior: Paisagistas têm projeto para avenida em Moema
Próximo Texto: Morte de menores estava definida, diz preso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.