São Paulo, quarta-feira, 22 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA apóiam Ruggiero para direção da OMC

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O representante do Comércio Exterior dos Estados Unidos, Mickey Kantor, anunciou ontem o apoio do seu governo à candidatura do italiano Renato Ruggiero para o cargo de diretor-geral da OMC (Organização Mundial de Comércio).
Deste modo, termina a briga entre Europa e Estados Unidos, iniciada no final do ano passado para a eleição da diretoria da nova organização comercial que, em primeiro de janeiro, substituiu o GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio). Os EUA não queriam um dirigente europeu no cargo.
Kantor fez o anúncio após reunião com Ruggiero, em Washington. Em troca do apoio, os EUA obtiveram da UE (União Européia), o compromisso de que Ruggiero, após quatro anos de mandato, não será reeleito, dando espaço a um candidato não europeu.
O apoio dos EUA não foi bem recebido em Genebra, onde se reúnem os representantes dos países para a eleição do diretor. Alguns expressaram sua frustração, pois consideram que a questão da escolha foi decidida a milhares de quilômetros de distância.
"Esta foi uma decisão tomada por duas ou três pessoas fora de Genebra, o que é desalentador para o futuro da OMC", disse o embaixador chileno, Ernesto Tironi.
O problema não é tanto o apoio a Ruggiero, mas as garantias dadas ao candidato sul-coreano para convencê-lo a retirar seu nome. Kim Chul Su retira sua candidatura em troca de um cargo de subdiretor-geral da OMC. Atualmente a OMC tem três vice-diretores e, para garantir o cargo ao sul-coreano, seria necessário criar um novo posto, o que requer gastos e representa uma humilhação aos países africanos, que já reclamaram uma das vice-diretorias para sua região.

Texto Anterior: Mesa-redonda na Folha hoje debate Agricultura
Próximo Texto: Aguardando o superávit
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.