São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Betinho lança amanhã no Rio a campanha 'Democracia na Terra'

LUIZ CAVERSAN
DIRETOR DA SUCURSAL DO RIO

O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, lança amanhã no Rio a campanha "Democracia na Terra". Trata-se de um desdobramento da campanha contra a fome, patrocinada pela Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida, e que tem como objetivo estimular o uso público das terras ociosas do país.
Na solenidade de amanhã —à qual deverão comparecer os artistas Caetano Veloso, Rafael Rabelo e Marcos Valle, além de cem convidados de diversos setores— será apresentado o filme que irá disseminar a campanha.
No filme, a atriz Eva Wilma interpreta um texto em que os espectadores são convidados a "pensar na terra sem limites".
Este conceito de "terra para todos" é apresentado por Betinho como uma decorrência da idéia de que "a terra é bem planetário, é bem social, é patrimônio da humanidade. É para produzir, gerar alimentos, empregos, viver. É bem de todos para todos. Esse é o único destino possível para a terra".

Dados do IBGE
Na solenidade, Betinho deverá relembrar os seguintes dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: 25% da população vive no campo, 50% do total de indigentes vive no campo, existem no país 4,8 milhões de famílias sem terra, 62,4% da população ligada à agricultura recebe menos de um salário mínimo por mês.
A campanha evitará falar em reforma agrária. Primeiro, porque seus organizadores consideram o tema desgastado. Segundo, porque a idéia a ser praticada é a do uso público da terra ociosa, independentemente de quem seja seu proprietário.

Texto Anterior: Justiça decreta prisão de 200 empresários
Próximo Texto: Comissão divide emenda da Previdência e derrota FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.