São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar será sabatinado hoje por senadores

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ex-presidente Itamar Franco, indicado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso embaixador do Brasil em Portugal, será sabatinado hoje pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, em sessão secreta, a partir das 10h.
Durante a sabatina, Itamar defenderá o programa de integração dos países de língua portuguesa.
O projeto foi concebido pelo seu antecessor no cargo, José Aparecido. Prevê, entre outros pontos, a unificação da ortografia dos sete países que falam o português oficialmente.
Itamar falará ainda da necessidade de uma maior integração econômica entre Brasil e Portugal. "Vou tentar buscar uma melhoria nas nossas relações, numa integração na comunidade internacional", disse ontem à noite à Folha o ex-presidente.
A expectativa é de que ele não enfrente qualquer problema na arguição.
Depois da sabatina, Itamar terá de ter seu nome aprovado pelo plenário do Senado.
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), também ex-presidente da República, ofereceu anteontem um jantar em homenagem a Itamar em sua casa. O presidente Fernando Henrique Cardoso participou do jantar.
Também estiveram presentes o ex-embaixador brasileiro em Lisboa, José Aparecido —amigo de Itamar—, e o presidente da CRE, senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA).
ACM é também o relator do processo de indicação de Itamar. O Regimento Interno do Senado prevê que o presidente de uma comissão seja relator de matérias apenas "excepcionalmente" (artigo 129).

Texto Anterior: STF manda quebrar sigilo de João Alves
Próximo Texto: Senado cheio não têm o que votar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.