São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 1995
Texto Anterior | Índice

"Culinária" química precisa de receita exata

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DA REPORTAGEM LOCAL

Um estudo da Universidade Brandeis, em Massachusetts (EUA), oferece uma boa explicação para o motivo de uma receita culinária só ser bem-sucedida se seguir à risca a quantidade de cada um de seus ingredientes.
A pesquisa mostra que, se os reagentes de uma reação química, como a própria atividade culinária, não forem usados nas proporções adequadas, ela pode passar a seguir conceitos da teoria do caos —ou seja, seus resultados ficam impossíveis de serem previstos.
Por outro lado, o uso de quantidades adequadas pode curiosamente favorecer a reação, pois alguns de seus produtos passam a funcionar como catalisadores —substâncias que aceleram a própria reação que os gera.
É o caso de reações de combustão, onde o calor gerado pela reação favorece sua continuação, disse à Folha Irving Epstein, autor do artigo, publicado hoje na revista Nature.
Epstein cita também o caso de reações nucleares, a bomba atômica, onde os nêutrons gerados pela destruição de um átomo servem para iniciar uma reação em cadeia, atingindo outros átomos e assim sucessivamente.
Epstein chama essas reações de autocatalítica, porque o produto cataliza a formação de mais de si mesmo a partir dos reagentes.

Texto Anterior: Células usam "zíper" para ficar unidas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.