São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grávida de 16 anos é presa com coca no Rio

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

Uma menina de 16 anos, grávida de três meses, foi presa anteontem à noite num táxi quando transportava 2.600 papelotes de cocaína do morro do Juramento para o morro do Turano, em Vicente de Carvalho (zona norte do Rio).
A menina é moradora do morro do Juramento e disse que estava fazendo o transporte para o traficante Ernaldo Pinto de Medeiros, o Uê, um dos mais procurados do Rio e chefe do tráfico na região.
O juiz da 2ª Vara de Menores do Rio, Siro Darlan, disse que a garota contou ter recebido a droga da irmã de Uê, conhecida apenas como "Nega". Ela disse ainda que é a segunda vez que transporta droga para Uê e que recebeu da irmã do traficante a promessa de ganhar R$ 50,00 pelo trabalho.
Siro Darlan disse que é cada vez maior o número de crianças e adolescentes obrigados a fazer pequenos serviços para os traficantes.
"Eles vivem oprimidos e não têm coragem de recusar. Muitas garotas se envolvem emocionalmente com os traficantes, porque são atraídas pelo dinheiro."
Segundo o juiz, a garota disse que não tem envolvimento com nenhum traficante e que namora um rapaz do morro do Juramento.
As crianças e adolescentes começam a trabalhar para os traficantes transportando e vendendo droga e servindo de "olheiros" —observadores que avisam sobre a chegada da polícia.
Segundo o juiz, muitos moradores dos morros e favelas também são obrigados a guardar em casa drogas e armas usadas pelos traficantes. Nunca fazem denúncias à polícia, com medo de represálias.
"Esta menina e sua família estão em perigo, porque ela teve coragem de apontar o traficante para quem trabalha", disse o juiz.
A garota não tem ficha policial. Ela está na Escola Santos Dumont, instituto para meninas infratoras na Ilha do Governador (zona norte do Rio). (Fernanda da Escóssia)

Texto Anterior: Suspeito de tentativa de sequestro é preso
Próximo Texto: César Maia quer trazer Beatles ao Rio este ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.