São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA acusam Irã de ameaçar golfo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Irã deslocou armas químicas, cerca de 6.000 soldados e mísseis terra-mar para ilhas no golfo Pérsico em uma ação ameaçadora, afirmou ontem o secretário da Defesa dos EUA, William Perry.
O secretário está em visita de uma semana à região para mediar conflito diplomático sobre a posse de ilhas no golfo e, ao mesmo tempo, promover a venda de armas americanas na Feira Internacional de Material de Defesa, nos Emirados Árabes Unidos (EAU).
Metade do petróleo do mundo escoa através do estreito de Ormuz, onde estão situadas três ilhas em litígio entre o Irã e os EAU.
" Não sabemos por que o Irã decidiu deslocar armas químicas para lá, mas consideramos um fator muito negativo", afirmou Perry.
Reunidos em Abu Dhabi, os ministros de Defesa do Irã e dos EAU discutiram a soberania das ilhas Abu Musa, Pequena Tunb e Grande Tunb. "Os dois lados concordaram em manter conversações", informou a agência iraniana Irna.
Outro objetivo da visita de Perry à região é alertar Arábia Saudita, Kuait, Bahrein, Omã, Qatar e os EAU para o perigo bélico representado por Irã e Iraque.
Após a invasão do Kuait pelo Iraque em 1990, os seis países se tornaram os maiores clientes da indústria de armamentos dos EUA.
"Os EUA querem convencer os países do golfo de que Irã e Iraque continuam sendo ameaças, e por isso eles devem (...) comprar armamento americano", disseram diplomatas. Perry pressionou os países a manterem mais exercícios militares com forças dos EUA.
O vice-presidente dos EUA, Al Gore, chegou ontem à Arábia Saudita depois de visitar Omã. Gore se disse preocupado com a segurança e a estabilidade da região.

Texto Anterior: Illinois faz execução dupla de condenados; A FRASE; Embaixadora filipina deixa Cingapura; EUA ameaçam apoio econômico à Rússia; Canadá pede à UE moratória para pesca; Reino Unido negocia com protestantes; Choques deixam 25 mortos na Argélia; Menem quer criar Fundação Carlito
Próximo Texto: Iraque protesta contra a incursão turca para reprimir rebeldes curdos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.