São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 1995
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VEJA ONDE RECLAMAR

AVA (Associação das Vítimas de Atrasos Aéreos)
Tel. (011) 607-6571
Problemas envolvendo passageiros e empresas aéreas. Atende casos de atrasos em vôos, desvio e perda de bagagem e "overbooking" (venda a mais de lugares que a capacidade do avião). Atendimento gratuito. Tem departamento jurídico. Em caso de ação judicial, cobra 20% da indenização

Braztoa/Cobrat (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo e Câmara dos Operadores de Turismo)
Fax (011) 255-1226
Atende por fax reclamações de passageiros e de agências de viagens envolvendo as 54 operadoras que as duas entidades representam

Cade/Abav (Comissão Apuradora de Denúncias)
Tel. (011) 223-0555
É o departamento jurídico da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-SP) encarregado do atendimento de queixas contra agências filiadas à associação

Cade/Embratur (Centro de Atividades Descentralizadas da Embratur em São Paulo)
Tel. (011) 604-5986
Atende todos os problemas envolvendo a atividade turística (de hotéis a pacotes aéreos). Tem poder de fiscalização

DAC (Departamento de Aviação Civil)
Procure as seções do Serviço de Aviação Civil (SAC) nos aeroportos para ocorrências relacionadas a empresas aéreas no ar e em terra. O órgão instaura processo administrativo para tentar um acordo. Não fixa multas ou indenizações

Procon (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor)
Tel. (011) 1512
Atende todas as situações em que o consumidor se sinta lesado em seus direitos. Primeiro faz uma consulta junto à empresa envolvida. Se o caso não for solucionado e é procedente, vira uma solicitação através da qual é tentado um acordo

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