São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 1995![]() |
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VEJA ONDE RECLAMAR AVA (Associação das Vítimas de Atrasos Aéreos) Tel. (011) 607-6571 Problemas envolvendo passageiros e empresas aéreas. Atende casos de atrasos em vôos, desvio e perda de bagagem e "overbooking" (venda a mais de lugares que a capacidade do avião). Atendimento gratuito. Tem departamento jurídico. Em caso de ação judicial, cobra 20% da indenização Braztoa/Cobrat (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo e Câmara dos Operadores de Turismo) Fax (011) 255-1226 Atende por fax reclamações de passageiros e de agências de viagens envolvendo as 54 operadoras que as duas entidades representam Cade/Abav (Comissão Apuradora de Denúncias) Tel. (011) 223-0555 É o departamento jurídico da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-SP) encarregado do atendimento de queixas contra agências filiadas à associação Cade/Embratur (Centro de Atividades Descentralizadas da Embratur em São Paulo) Tel. (011) 604-5986 Atende todos os problemas envolvendo a atividade turística (de hotéis a pacotes aéreos). Tem poder de fiscalização DAC (Departamento de Aviação Civil) Procure as seções do Serviço de Aviação Civil (SAC) nos aeroportos para ocorrências relacionadas a empresas aéreas no ar e em terra. O órgão instaura processo administrativo para tentar um acordo. Não fixa multas ou indenizações Procon (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor) Tel. (011) 1512 Atende todas as situações em que o consumidor se sinta lesado em seus direitos. Primeiro faz uma consulta junto à empresa envolvida. Se o caso não for solucionado e é procedente, vira uma solicitação através da qual é tentado um acordo Texto Anterior: Órgãos atendem as reclamações dos viajantes Próximo Texto: Manual ensina como viajar com segurança Índice |
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