São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Veja por que o preço é baixo
CARLOS KAUFFMANN
O motivo é que as operadoras de turismo 'compram' com ótima margem de negociação todos os assentos disponíveis no avião em uma determinada rota. Tal volume de passageiros também ajuda a baratear o custo por pessoa da parte terrestre (hospedagem, traslados etc.). Outro elemento que contribui para essa diferença de preço é que, enquanto um vôo de carreira tem uma estrutura de custos que busca um "ponto de equilíbrio" entre assentos ocupados e vazios, um vôo fretado considera sempre a ocupação máxima da aeronave. É como se um passageiro de uma linha regular pagasse não só pelo assento que efetivamente ocupa, mas também pelo que a companhia aérea deixou de preencher. Os aviões que operam em fretamentos têm uma classe só. O espaço para o passageiro, na melhor das hipóteses, é igual ao da classe turística de um vôo de carreira. Isso também ajuda a diluir custos, já que as confortáveis poltronas para as classes executiva e primeira dão lugar a dezenas de assentos convencionais —mais gente para dividir gastos como consumo de combustível. A estrutura enxuta das empresas de fretamento se reflete também no serviço de bordo espartano. Não espere os mesmos mimos das linhas regulares. (CK) Texto Anterior: Mesmo com problemas, mercado vive boom Próximo Texto: Roteiro pelo país evita milícia muçulmana Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |