São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja por que o preço é baixo

CARLOS KAUFFMANN
DA REPORTAGEM LOCAL

O fato de um pacote que inclua um vôo fretado custar até 20% menos que um bilhete promocional de uma linha regular para o mesmo destino é uma façanha.
O motivo é que as operadoras de turismo 'compram' com ótima margem de negociação todos os assentos disponíveis no avião em uma determinada rota.
Tal volume de passageiros também ajuda a baratear o custo por pessoa da parte terrestre (hospedagem, traslados etc.).
Outro elemento que contribui para essa diferença de preço é que, enquanto um vôo de carreira tem uma estrutura de custos que busca um "ponto de equilíbrio" entre assentos ocupados e vazios, um vôo fretado considera sempre a ocupação máxima da aeronave.
É como se um passageiro de uma linha regular pagasse não só pelo assento que efetivamente ocupa, mas também pelo que a companhia aérea deixou de preencher.
Os aviões que operam em fretamentos têm uma classe só. O espaço para o passageiro, na melhor das hipóteses, é igual ao da classe turística de um vôo de carreira.
Isso também ajuda a diluir custos, já que as confortáveis poltronas para as classes executiva e primeira dão lugar a dezenas de assentos convencionais —mais gente para dividir gastos como consumo de combustível.
A estrutura enxuta das empresas de fretamento se reflete também no serviço de bordo espartano. Não espere os mesmos mimos das linhas regulares.
(CK)

Texto Anterior: Mesmo com problemas, mercado vive boom
Próximo Texto: Roteiro pelo país evita milícia muçulmana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.