São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema indica posicionamento em segundos

ROBERTO PARENTE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

"Global Positioning System" (GPS), é um sistema de posicionamento por satélite que surgiu com o desenvolvimento da corrida espacial e o propósito inicial de servir às Forças Armadas dos EUA.
Hoje, toda esta tecnologia está liberada também para uso civil. O sistema é totalmente americano, mas pode ser usado em qualquer lugar do mundo por qualquer pessoa que comprar o aparelho, do tamanho de um radinho de pilha.
Pouco mais de duas dezenas de satélites orbitam de tal forma que, onde quer que o aparelho esteja, sempre haverá um mínimo de três satélites acima da linha do horizonte fornecendo a posição do aparelho por meio de triangulação.
Basta apertar um botão e, em poucos segundos, latitude, longitude e altitude aparecem no mostrador com fantástica precisão.
Em aparelhos mais modernos, a posição e a altitude podem ter um erro de no máximo dez metros, o que não é nada em se tratando de navegação.

Primórdios
Antigamente, navegadores e viajantes só tinham uma alternativa. Era preciso que alguém tivesse a coragem ou a necessidade de empreender uma certa viagem e, mais ainda, era preciso que esse alguém retornasse para contar aquilo que tinha visto e aprendido.
Com o tempo, novos descobrimentos foram sendo registrados e a cartografia se desenvolveu até que a Terra estivesse registrada.
Com o problema do mapeamento em parte resolvido, restava a questão do posicionamento. Muitas vezes não basta ter um mapa. É preciso saber onde se está.
Para se obter com certa exatidão a posição, um sextante e um cronômetro foram os instrumentos dos navegadores para calcular latitude e longitude.
Erros de cálculo, imprecisões dos aparelhos ou o problema do reconhecimento de estrelas sempre deixaram uma margem de erro muito grande nas observações, o que muitas vezes podia ser a diferença entre uma viagem tranquila e um desastre.

Texto Anterior: Pacotes têm duração de quase oito meses
Próximo Texto: Aparelho auxilia fazendeiros e caminhoneiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.