São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aparelho auxilia fazendeiros e caminhoneiros

ROBERTO PARENTE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A navegação é apenas uma das áreas onde o GPS pode ser utilizado para indicar posicionamentos.
Um exemplo simples da versatilidade deste pequeno aparelho ocorreu em 1992, quando na reserva indígena ianomâmi, divisa do Brasil com a Venezuela, ocorreu um suposto massacre de índios.
Membros do governo brasileiro foram então até o local por terra e, com o auxílio do GPS, descobriram que estavam na verdade em território venezuelano.
No caminho inverso, fotos de satélite do sul do México mostravam relevo estranhamente cartesiano e em forma de pirâmides, que não eram notados por quem estivesse pisando no local ou mesmo voando pela região.
Com as coordenadas geográficas conhecidas, um grupo de arqueólogos chegou com o GPS ao local exato. Lá constataram que as formações se tratavam de ruínas ainda não descobertas.
Muitos fazendeiros utilizam o GPS para desenvolver pessoalmente o mapeamento de suas áreas e a localização de pontos importantes, como açudes, montanhas e estradas. O aparelho é útil também na escolha dos melhores locais para estabelecer culturas e rebanhos.
As possibilidades de uso são tantas que em pouco tempo talvez seja possível localizar um veículo roubado com a precisão de poucos metros. Já existem frotas de caminhões que são monitoradas por GPS desde um escritório central.
Todos os caminhões são localizados e seguidos pelo mapa onde quer que estejam. Algumas empresas de aluguel de automóveis instalam um GPS em seus veículos.
Desta forma, o turista que souber usar esta vantagem dificilmente ficará perdido, podendo se localizar em questão de segundos por meio de mapas detalhados.
Em áreas mais técnicas, como a navegação ou a topografia, o GPS caiu como uma luva.
Para o chamado cidadão comum, especialmente aquele que está viajando, o GPS oferece boas perspectivas.
Já podemos imaginar um turista ou viajante nesta virada de século carregando um pequeno aparelho com diversas funções.
Ele seria um localizador instantâneo com mapas detalhados de regiões, cidades ou bairros, e telefone celular mundial. Tudo isso no mesmo aparelhinho. Só falta mesmo não precisar de pilha.
(RP)

Texto Anterior: Sistema indica posicionamento em segundos
Próximo Texto: Taim é patrimônio natural do Estado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.