São Paulo, sexta-feira, 24 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vacina produz Aids em teste de laboratório

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Vacinas contra a Aids a partir de formas enfraquecidas do HIV —o vírus que a causa— podem ser causa do surgimento da doença.
Eu tenho minhas dúvidas se uma forma atenuada segura do vírus possa ser encontrada, afirma Ruth Ruprecht, do Instituto do Câncer Dana Farber e autora do artigo.
As conclusões, ressaltam os autores, não afetam outras formas de desenvolvimento de vacinas em andamento, que não são baseadas em vírus enfraquecidos.
Os pesquisadores dizem, entretanto, que isso representa um duro golpe em um ramo que parecia ser bastante promissor.
A atenuação de um vírus implica em sua alteração, removendo-lhe uma ou mais de suas partes para torná-lo menos perigoso.
As pesquisas com vacinas desse tipo costumam trabalhar com o SIV —vírus semelhante ao HIV que ocorre em macacos.
Na pesquisa de Ruprecht, os animais que receberam o SIV debilitado desenvolveram resistência ao vírus pleno, posteriormente injetado.
Entretanto, alguns animais morreram de Aids símia ou sofreram fortes danos ao seu sistema imunológico.
Esse animais não receberam a forma plena do vírus, apenas a debilitada, o que significa que a doença surgiu a partir das formas enfraquecidas presentes na vacina, de acordo com os cientistas.
Eles observaram também que macacos recém-nascidos são mais sensíveis ao vírus, mas indivíduos adultos também podem ficar doentes se qualquer mudança no sistema imunológico permitir que o vírus comece a se reproduzir de forma virulenta.
A exposição a doenças como tuberculose ou hepatite, comuns entre pacientes de Aids, poderia desencadear a reprodução do vírus, cancelando o que parecia ser uma imunidade garantida pela vacina, segundo Ruprecht.
Há várias doenças que podem diminuir nosso mecanismo de defesa imunológico. Essa abordagem para uma vacina contra Aids é perigosa, conclui.

Texto Anterior: Ericsson e Motorola disputam novo celular
Próximo Texto: EUA testam em larga escala osso artificial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.