São Paulo, sexta-feira, 24 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AS CURVAS DE INTERLAGOS

1 LARANJINHA
Na pista antiga existia a Curva do Laranja que ganhou este nome por ser uma curva muito fácil de ser feita. Vários pilotos faziam esta curva em alta velocidade, mas alguns tinham medo de pisar no acelerador. Na gíria dos pilotos, aqueles que têm medo são chamados de 'laranja". Com a mudança do traçado, passou a ser chamada de laranjinha

2 CURVA S
Tem esse nome por lembrar o formato da sexta letra do alfabeto

3 CURVA DO PINHEIRINHO
No antigo circuito, na parte interna da curva, em um local gramad havia um pinheiro. Ganhou o nome, que persiste apesar de a árvore ter sido cortada a pedido de Emerson Fittipaldi, preocupado com consequências mais graves caso um piloto derrapasse e batesse com o carro na árvore

4 BICO DO PATO
É a curva mais lenta do circuito e leva este nome por lembrar o formato do bico de um pato

5 CURVA DO MERGULHO
Um dos trechos de alta velocidade do circuito, onde os pilotos podem atingir em média 200 km/h na descida, que ficou conhecida como mergulho

6 CURVA DA JUNÇÃO
No antigo traçado do circuito existia um anel externo, quase que oval. Naquele ponto se unia o trecho misto do circuito com este antigo anel. Daí o nome adotado

7 SUBIDA DOS BOXES
É o trecho do circuito que dá acesso à entrada dos boxes

8 RETA DOS BOXES
O local onde acontece a largada das corridas

9 S DO SENNA
Tem este nome porque foi o piloto que sugeriu na reforma do autódromo que ela saísse da antiga curva 1 para o que era a curva do Sol. Devido ao formato em S, ficou batizada como S do Senna

10 CURVA DO SOL
Antes da reforma do autódromo, era feita em sentido inverso. Leva este nome porque antes da alteração do traçado do circuito existiam provas de longa duração. Ao passarem pelo local no final da tarde, os pilotos podiam ver o por do sol. O local também ficou conhecido por Muro do Berger depois que o piloto austríaco bateu ali em 93

11 RETA OPOSTA
Leva este nome porque no circuito velho os pilotos guiavam em sentido oposto ao retão

12 DESCIDA DO LAGO
O nome foi dado devido ao lago que existe no local

Texto Anterior: Sauber aposta no motor Ford
Próximo Texto: Pedro Paulo Diniz se atrapalha na freada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.