São Paulo, sábado, 25 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Luiz Estêvão nega doações

DAS SUCURSAIS DE BRASÍLIA E DO RIO

O deputado distrital Luiz Estevão (PP-DF) negou ontem ter feito doações para a Força Sindical através do Ibes (Instituto Brasileiro de Estudos Sindicais), conforme afirma o ex-tesoureiro da entidade, Wagner Cinchetto.
"Nunca fiz qualquer contribuição para a Força Sindical ou para o Ibes e nunca me foi solicitado que o fizesse", disse Estevão.
Ele confirma que esteve em Bragança Paulista (SP) em 90, na visita que o então presidente Fernando Collor fez ao sindicalista Luiz Antonio de Medeiros.
Ele nega, no entanto, ter havido uma reunião para discutir um esquema de colaboração financeira para a Força Sindical.
"Não me lembro de conhecer nenhum Cinchetto", disse o deputado. "Não houve reunião secreta, mas sim uma visita oficial do presidente, na qual eu o acompanhei". Segundo ele, apenas Collor teria ficado a sós com Medeiros.
A Folha tentou entrar em contato com Collor em sua casa em Brasília, mas foi informada que ele continua em férias nos EUA.
A Souza Cruz negou ter patrocinado a fundação da Força Sindical. A empresa "tem código de ética elaborado na matriz (British American Tobacco) que não permite qualquer tipo de participação político-partidária", disse o assessor de comunicação Elias de Sousa.
A White Martins, que também estaria envolvida na doação de recursos à Força, informou que não iria se pronunciar sobre o assunto.
No escritório do advogado Jorge Serpa, acusado de intermediar favores para Medeiros, até as 17h a informação era de que ele não havia chegado. Às 18h05, que ele já havia saído. Em casa, ele não foi encontrado pela Folha em cinco telefonemas, entre 15h55 e 18h35.
Guiora Esrubilsky, assessor-geral da diretoria do Banco Cidade, informou, através da assessoria de imprensa, "que, em sua função de executivo para abertura de novos negócios, desconhece a prática noticiada na Folha de S.Paulo, pois cuida de negócios essencialmente nacionais".

Colaborou a Reportagem Local

Texto Anterior: 'Saí por falta de transparência'
Próximo Texto: Cinchetto quer reativar fábrica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.