São Paulo, domingo, 26 de março de 1995 |
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AS BELDADES A beleza no cinema está regida pela fotogenia. Segundo o dicionário inglês Collins, a fotogenia é a faculdade que as feições têm de parecer belas num rosto Hedy Lamarr - o mais belo rosto Dolores del Río - a cabeça perfeita María Félix - talvez a mais bela mulher do cinema Gingers Rogers - a beleza em movimento Cyd Charisse - as melhores pernas em movimento Ava Gardner - o rosto perfeito Eleanor Parker - a ruiva dramática Lana Turner - síntese da loira perigosa Rita Hayworth - a beleza melhor fabricada Kim Novak - a beleza neurótica Não aparece aqui quem foi um cânone de beleza, do cinema mudo ao cinema falado, Greta Garbo. La Garbo nunca foi uma grande beleza, mas criava a ilusão de beleza como ninguém. Tinha um belo rosto, mas numa cabeça grande assentada sobre ombros másculos, e costas encurvadas sobre pernas gordas e pés enormes. Não era exatamente uma Vênus. Texto Anterior: NO BOSQUE Próximo Texto: Uma tela na boca Índice |
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