São Paulo, terça-feira, 28 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA produzem vacina para câncer de próstata

Testes em seres humanos devem começar em um mês

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A primeira vacina contra o câncer de próstata deve ser testada em seres humanos dentro de um mês, segundo pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (em Baltimore, EUA).
O anúncio foi feito durante a conferência da Associação Americana do Câncer, anteontem, em Nova Orleans, poucos dias depois de um outro grupo ter divulgado um teste que avalia a evolução do tumor.
O câncer de próstata não tem tratamento eficaz depois que o tumor se estende além da glândula. Se o câncer está só na próstata, deve ser combatido cirurgicamente —através da remoção de toda a glândula.
A vacina, produzida através de técnicas de engenharia genética, é terapêutica.
Isso significa que ela não é aplicada para prevenir a doença, como vacinas contra moléstias infantis, mas para evitar que o tumor avance. Tentaremos evitar que o câncer reapareça, disse Jonathan Simons, um dos cientistas envolvidos no estudo.
A vacina é individualizada. Cientistas retiram células cancerosas do paciente e preparam uma proteína, através de manipulação genética, que ativa o sistema imunológico do próprio paciente.
A proteína é tratada para ser identificada como um agente estranho.
Como ela foi produzida a partir de células cancerosas, estas também passar a ser consideradas estranhas pelo sistema imunológico.
Quando a proteína é injetada no organismo do paciente, as células de defesa são acionadas e atacam somente células cancerosas.
As células de defesa perseguem as células tumorais mesmo que estas tenham se espalhado pelo organismo. Em animais de laboratório, os resultados da técnica foram positivos.

Texto Anterior: Ministério afirma que compra de soro foi legal
Próximo Texto: Ariane deve levar Brasilsat ao espaço hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.