São Paulo, terça-feira, 28 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kasper banca plantio para fugir dos bancos

PAULO YAFUSSO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM S.GABRIEL D'OESTE

Há três anos, a empresa Kasper vem bancando por conta própria as lavouras de soja e milho em suas fazendas de São Gabriel D'Oeste (141 km ao norte de Campo Grande) e Chapadão do Sul (331 km a nordeste), no Mato Grosso do Sul.
Nesta safra, a empresa plantou 4.200 ha de soja. Na fazenda Modelo, em São Gabriel D'Oeste, foram plantados 2.600 ha, segundo Teldo Kasper Filho, 39, um dos diretores da empresa.
A Kasper atua também na produção de sementes e criação de gado. Na safra passada, na fazenda Modelo foram colhidas 7.000 t de soja, com rendimento médio de 47 sacas/ha.
Teldo diz que a chuva prejudicou o desenvolvimento da lavoura este ano. Boa parte das plantações foram atacadas pelo cancro da haste. Por isto, o rendimento nesta safra será menor.
Responsável pela área administrativa da empresa, Jorge Luis Kasper, 38, diz que há três anos a Kasper não busca financiamento em bancos e nem se utiliza do sistema "soja verde" (venda antecipada da produção).
Segundo Jorge Kasper, problemas no câmbio acabaram criando uma defasagem de 20% entre o custo da produção financiada e o valor de venda da safra.
"Para cada 50 sacas colhidas, você deixa dez para o banco. Isso torna o financiamento inviável".
A Kasper não aplica o que fatura em outros negócios, como compra de novas fazendas.
"Procuramos investir o retorno na própria empresa, para que ela se mantenha capitalizada e possamos trabalhar com o nosso próprio capital".
A Kasper e Cia Ltda completa 30 anos em abril. Até 1982, a empresa atuava na área de esmagamento de soja no Rio Grande do Sul. A empresa foi vendida à Ceval e no negócio seriam incluídas as fazendas de São Gabriel D'Oeste e Chapadão do Sul.
Teldo Kasper Filho diz que, antes de fechar a venda, a família decidiu partir para a atividade agropecuária e manteve as propriedades.
A Kasper possui 40 mil ha de terras em Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Texto Anterior: Lima segura a produção
Próximo Texto: Estoques ditam preços
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.