São Paulo, terça-feira, 28 de março de 1995
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Estradas sem verbas

ALBERTO FERNANDES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo ainda não tem recursos para financiar um projeto de recuperação emergencial de estradas, com o objetivo de facilitar o escoamento da produção agrícola.
O Ministério dos Transportes está esperando a liberação de um crédito suplementar ao Orçamento da União de R$ 45 milhões.
O crédito depende de uma MP (medida provisória) e, consequentemente, de uma decisão do presidente Fernando Henrique Cardoso.
O secretário-adjunto de Desenvolvimento do Ministério dos Transportes, Genésio Almeida da Silva, afirmou que a prioridade na recuperação das rodovias federais será para as culturas de exportação —principalmente soja— que precisam chegar até os portos.
Almeida da Silva estima que a recuperação das rodovias terá que ser feita nos próximos dias, quando a safra começa a ser encaminhada aos portos e aos centros de consumo.
No momento, a única recuperação em curso é a da BR 174, que faz parte da ligação entre as plantações de soja do Mato Grosso e o porto de Paranaguá, no Paraná.
A estrada está sob estado de emergência —foi interrompida em função das chuvas— e, por isto, pôde ser recuperada sem necessidade de previsão orçamentária.
Danos menores foram causados pelas chuvas em várias estradas do Mato Grosso e da região Sul.
Na BR-163, parte dos buracos estão sendo corrigidos com a colaboração do Exército, informou o diretor-executivo do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem), Maciste Mello Filho.
Segundo o secretário-adjunto de Desenvolvimento do Ministério dos Transportes, a maior parte do movimento de grãos acontece em estradas secundárias, com destino a armazéns e indústrias de beneficiamento.
Estas estradas são de responsabilidade dos Estados e Municípios. Não existe um programa integrado com o governo federal para a recuperação de rodovias secundárias.
O Ministério dos Transportes está preparando um projeto de melhoria das rodovias para safra 95/96, com recuperação de rodovias e portos.

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