São Paulo, terça-feira, 28 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UE rompe negociação com Canadá; rede de barco espanhol é cortada

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A União Européia acusou ontem o Canadá de pirataria internacional e rompeu negociações sobre pesca com o país até que parem ameaças contra pesqueiros em águas perto de Newfoundland (Canadá).
Barcos da guarda costeira canadense na área perseguiram pesqueiros espanhóis e cortaram as redes da traineira Pescarmaro 1 no último domingo.
"Não pode haver negociação até que o Canadá interrompa sua ação unilatera"l, disse um porta-voz da Comissão Européia.
O ministro das Relações Exteriores da Espanha, Javier Solana, afirmou que não tolerará que nenhum outro barco seja capturado.
Foi restabelecida a exigência de vistos para a entrada de canadenses na Espanha e suspenso um acordo bilateral de extradição.
A Espanha considera até a ruptura de relações diplomáticas.
Mas o ministro da Pesca do Canadá, Brian Tobin, afirmou em Nova York que seu país continuará a tomar todas as medidas necessárias para forçar uma moratória unilateral na pesca do linguado da Groenlândia. A ONU realiza em Nova York uma conferência internacional sobre pesca.
Tobin disse que cerca de 14 barcos espanhóis de pesca continuam "pescando sem controle".
O conflito entre Canadá e UE (conhecido como "guerra do linguado") foi desencadeado no dia 9 de março quando o Canadá apreendeu a traineira Estai.
O barco pesqueiro foi acusado de usar redes com malha inferior à permitida pela Organização para a Pesca no Atlântico Norte (Opan).

Texto Anterior: Três 'luciferistas' se matam
Próximo Texto: Balladur é o segundo em nova pesquisa; Mulheres filipinas deixam Cingapura; Príncipe lança sucos de frutas; A FRASE; EUA e Pyongyang suspendem diálogo; Clinton tem quistos operados; Livro diz que úlcera matou Napoleão; EUA cortam verba e vagas na Nasa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.