São Paulo, terça-feira, 28 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filipinas detêm barcos da China nas Spratlys

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As Filipinas apreenderam quatro barcos de pesca chineses nas ilhas Spratlys, arquipélago disputado por vários países da região.
A captura dos barcos ocorreu sábado. As autoridades filipinas apresentaram os 50 pescadores chineses a jornalistas ontem em Puerto Princesa, na ilha de Bataan.
Através de intérpretes, os pescadores disseram pensar que estavam em águas chinesas e negaram a intenção de entrar na área reivindicada por Manila.
Estamos sempre por aqui. Nós pescamos regularmente nas ilhas Nansha, disse um deles. Nansha é o nome chinês das Spratlys, ilhotas ao norte de Bornéu reivindicadas também por Vietnã, Malásia, Indonésia e Brunei.
Autoridades militares filipinas exibiram aos jornalistas um marco territorial militar chinês com os dizeres isto é Nansha, que teria sido apreendido num dos recifes de coral nas Spratlys.
A China, que nega ter construído instalações militares na área, não comentou a captura.

Texto Anterior: Balladur é o segundo em nova pesquisa; Mulheres filipinas deixam Cingapura; Príncipe lança sucos de frutas; A FRASE; EUA e Pyongyang suspendem diálogo; Clinton tem quistos operados; Livro diz que úlcera matou Napoleão; EUA cortam verba e vagas na Nasa
Próximo Texto: França considera intervenção no Burundi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.