São Paulo, terça-feira, 28 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Refugiados recebem armas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Aviões estão pousando em campos de refugiados no Zaire e fornecendo armas a partidários do governo deposto de Ruanda, disse a agência humanitária Oxfam.
Segundo Stewart Wallis, diretor da entidade britânica, entre 10 e 12 aviões Ilyushin de médio porte pousaram nos últimos dois meses perto do maior campo de refugiados da ONU, em Goma.
"Funcionários da ONU me disseram que carregamentos de armas foram por avião para Goma, apesar do embargo de armas", disse Wallis. Segundo ele, também há treinamento militar no campo.
O britânico disse que não está claro quem forneceria armas aos ruandeses, embora aparentemente as remessas tivessem passado pela Bulgária e pelo Egito.
Quando Ruanda entrou em guerra civil em 1994, os governistas da etnia hutu cercaram seus oponentes e mataram quase 1 milhão, a maioria deles da etnia tutsi.
Desde então, mais de 2 milhões de pessoas abandonaram o país, entre elas oficiais do governo. A maior parte vive em campos de refugiados em países vizinhos.
No campo de Goma, a redução pela metade das rações de comida está, de acordo com Wallis, intensificando a tensão.

Texto Anterior: França considera intervenção no Burundi
Próximo Texto: Jornalista é morto na Argélia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.