São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meireles busca eloquência do objeto exposto

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Após quase dez anos sem apresentar uma individual no Rio, o artista plástico Cildo Meireles volta a mostrar parte de seu trabalho, com a exposição "Ouro e Paus".
A exposição marca também a abertura de um novo espaço na cidade para as artes plásticas —a Joel Edelstein Arte Contemporânea, em Ipanema (zona sul), do marchand americano Edelstein.
Meireles é artista de repercussão internacional, atualmente com uma grande exposição retrospectiva de sua carreira de 30 anos na cidade espanhola de Valencia.
Com suas instalações, esculturas e objetos menores, o artista sempre buscou 0mexer com diferentes formas e materiais para questionar a maneira como cada objeto se expressa para o público.
Buscar, como ele diz, "a eloquência" dos objetos expostos. Com "Ouro e Paus", Meireles expõe três séries relacionadas a trabalhos anteriores, cujo único ponto de ligação é o uso do amarelo.
A série "Metros II" retrabalha a combinação e as cores dos desenhos feitos com réguas de metros da instalação "Fontes", exposta em 92 na 9ª Documenta de Kassel.
Em "Fio", um imenso volume de palha é circundado por um quase imperceptível fio de ouro, ligado a uma agulha também do metal.
A série "Ouro e Paus" se relaciona com o trabalho "Percevejo/cerveja/serpente", de 1980. São caixotes, engradados e tábuas de madeiras com aplicações de pregos de ouro.
Os trabalhos estão à venda, com preços variando de R$ 2.000 a R$ 30 mil. (Roni Lima)

Exposição: Ouro e Paus
Onde: Joel Edelstein Arte Contemporânea (r. Jangadeiros, 14-B, Ipanema, zona sul, tel. 021/267-2549)
Quando: de segunda a sexta, das 11h às 20h; sábado, das 11h às 18h; até 6 de maio

Texto Anterior: Exposição tem trilha de rap
Próximo Texto: Mostra de cinema em Búzios exibe Oscar de melhor filme estrangeiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.