São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra de cinema em Búzios exibe Oscar de melhor filme estrangeiro

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Mostra de cinema em Búzios exibe Oscar de melhor filme estrangeiro
O 2º Búzios Cine Diners Club Festival tem início na próxima quarta-feira e traz uma boa surpresa: a exibição do russo "Revelações de uma Bola de Fogo", vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro.
Realizado no balneário fuminense de Búzios, de 5 a 8 de abrill, o festival reforça assim sua pretendida imagem de lançar em pré-estréia no país badaladas produções estrangeiras.
Dois convidades internacionais já confirmaram presença: o ator espanhol Jorge Sanz, dos filmes "Sedução" e "Os Piores Anos de Nossas Vidas", e o diretor americano Whit Stillman, do filme "Barcelona".
Organizado pelo Centro Cultural Rio Cine, serão exibidos no festival dez filmes estrangeiros, no Gran Cine Bardot -além da mostra "Mulheres em Cena do Cinema Brasileiro", na praça Santos Dumont.
Com nove filmes, a mostra nacional destaca o trabalho, entre outras, das atrizes Betty Faria, em "O Romance da Empregada", Marília Pera, em "Pixote", e Fernanda Montenegro e Bete Mendes, em "Eles Não Usam Black Tie".
Fechada para convidados, a mostra internacional exibirá filmes como "O Círculo Vicioso - A Vida de Dorothy Parker", direção de Alan Rudolph e produção de Robert Altman.
Com Jennifer Jason Leigh, Mathew Broderick e Campbel Scott, traça um retrato dos anos 20 nos EUA e de sua maior cronista.
Com direção de Nikita Mikhalkov, "Revelações de uma Bola de Fogo" será exibido às 20h30 de quinta-feira. Aborda o reencontro, no verão de 1936, de um homem e sua ex-namorada -ela já casada e ele trabalhando para a polícia política do ditador Stalin.
Foi o filme que ganhou na última segunda o Oscar de melhor filme estrangeiro, vencendo favoritos como "Morango e Chocolate" e "Antes da Chuva".
O espanhol "Os Piores Anos de Nossas Vidas", com direção de Emilio Martinez Lazaro, é uma comédia romântica. "Barcelona" acompanha as desventuras românticas e políticas de dois primos americanos na Espanha após a queda da ditadura de Franco, na virada dos anos 70/80.
O trabalho do polêmico diretor catalão Bigas Lunas ("Ovos de Ouro") estará também presente com a exibição na quinta-feira de "Jamon, Jamon".

Texto Anterior: Meireles busca eloquência do objeto exposto
Próximo Texto: Festival prova que tudo pode ser percussão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.