São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conferência reúne ortodoxia freudiana

MANUEL DA COSTA PINTO
DA REDAÇÃO

Começa amanhã em São Paulo um encontro que celebra os 75 anos de uma das mais importantes publicações psicanalíticas do mundo: a "IJPA - International Journal of Psycho-Analysis" (Revista Internacional de Psicanálise).
O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e pela própria revista, encerra as comemorações iniciadas no ano passado com encontros em Nova York e Londres.
Embora não esteja formalmente ligada à Associação Internacional de Psicanálise (IPA), reduto da ortodoxia freudiana, a publicação tem uma explícita preocupação em evitar os desvios representados pelo "pluralismo" teórico do movimento psicanalítico —conforme as palavras de seu editor, o psicanalista inglês David Tuckett.
Fundada por Ernest Jones na Inglaterra, a revista se transformou no principal porta-voz da psicanálise quando Sigmund Freud, seu criador, se mudou para Londres em 1938, fugindo do nazismo.
Afinal, a mudança de endereço de Freud significou também a adoção do inglês como idioma oficial da psicanálise. A tal ponto que Anna Freud, filha do pensador, considerava a "Standard Edition", feita na Inglaterra, a edição mais fiel ao conjunto da obra de seu pai.
Como braço editorial do movimento psicanalítico britânico, a "IJPA" se tornou o veículo natural de uma ortodoxia avalizada pelos herdeiros diretos de Freud.
Hoje, a "IJPA" tem mais de 7.000 assinantes em 44 países e é, virtualmente, a maior e mais influente publicação psicanalítica do mundo.
Durante os três dias da conferência (leia a programação ao lado) será debatida "A Conceituação e a Comunicação dos Fatos Clínicos em Psicanálise" —mesmo tema dos encontros de Nova York e Londres.
Os debates acontecerão no auditório do hotel Maksoud Plaza (al. Campinas, 150, região central). A inscrição custa R$ 315,00 e deve ser feita na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (r. Sergipe, 441, cj. 51, tels. 011/256-3106 e 256-7768).

Texto Anterior: Grupo cubano visita terreiro com Gilberto Gil
Próximo Texto: Balé Nacional da Ucrânia deve se apresentar este semestre no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.