São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobrás divulga lista com as prováveis sedes

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os municípios mais cotados para a instalação da nova refinaria da Petrobrás no Nordeste são Paracuru (Ceará), Recife (no complexo industrial de Suape, em Pernambuco), Barcarena (Pará), São Luís (Maranhão) e Açu (Rio Grande do Norte).
Também estão no páreo, embora com menores chances, Iguatu e Juazeiro do Norte, no Ceará, e Salgueiro, em Pernambuco. Situadas no sertão, estas três cidades exigiriam maiores investimentos em infra-estrutura que as demais, localizadas em áreas litorâneas.
A lista foi divulgada ontem pelo presidente da Petrobrás, Joel Rennó, que depôs na Comissão de Economia da Câmara dos Deputados, com o ministro das Minas e Energia, Raimundo Brito.
Rennó reafirmou que o nome da cidade contemplada não será anunciado antes do final do ano.
Ele assegurou que a Petrobrás ainda não concluiu os estudos técnicos que indicarão o local ideal.
Disputada por cinco Estados, a refinaria custará de US$ 1,5 a US$ 1,6 milhão e processará cerca de 180 mil barris de óleo por dia.
Os governos do Ceará, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte e Pará prometeram isenções fiscais à Petrobrás e mobilizaram suas bancadas para tentar conquistar a refinaria.
Apesar dos reiterados anúncios de que a decisão será tomada com base em critérios técnicos, alguns parlamentares acham que o Ceará pode ser beneficiado por causa da afinidade política entre o governador Tasso Jereissati e o presidente Fernando Henrique Cardoso, ambos do PSDB.
O deputado Severino Cavalcanti (PFL-PE) reclamou da indefinição do governo. "Essa questão já poderia estar decidida. A demora apenas acirra a briga política e a guerra fiscal entre os Estados envolvidos", afirmou.

Texto Anterior: Metalúrgicos avaliam negociação com Anfavea
Próximo Texto: Covas diz ter encontrado 4 mil fantasmas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.