São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 1995
Texto Anterior | Índice

Betinho estréia com programa sobre terra

AZIZ FILHO
DA SUCURSAL DO RIO

O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, coordenador da Ação da Cidadania Contra a Miséria e Pela Vida, fez ontem à noite na TVE (TV Educativa, do governo federal) a primeira gravação do programa "Cidadania", que estréia na próxima terça-feira.
O programa é dedicado à democratização da terra, tema da Ação da Cidadania este ano.
Participam a senadora Marina Silva (PT-AC) e o presidente da SNA (Sociedade Nacional de Agricultura), Otavio Melo Alvarenga.
Apresentado pelo produtor de vídeo Marcelo Tas, o programa debate a necessidade da reforma agrária no país. O "Cidadania" é uma co-produção da TVE e do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas).
Com uma hora de duração, o programa contou com a participação do cantor e compositor Caetano Veloso. Em uma gravação, ele perguntou aos debatedores se a reforma agrária é um ponto essencial do programa dE FHC.
O presidente da SNA respondeu que sim, lembrando que FHC lançou no Ceará, na semana passada, seu programa de assentamentos. Marina Silva criticou os financiamentos públicos a grandes proprietários que empregam poucas pessoas.
Marcelo Tas apresentou números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre a situação agrária no país.
"Um por cento dos proprietários têm 44% da terra no Brasil, e 67% dos proprietários dispõem de 6%. Temos 4,8 milhões de sem-terra, e 62,4% da população rural economicamente ativa tem renda mensal inferior a um salário mínimo", afirmou Tas.
Segundo Betinho, "a democracia na terra é condição de cidadania". Ao apresentar a senadora acreana, que nasceu em um seringal chamado "Bagaço", na periferia de Rio Branco, Betinho perguntou: "Você é uma mulher-borracha?"
"Não sou borracha, mas dou uma esticada danada para fazer com que a borracha seja o ganha-pão das pessoas", respondeu Marina, que entrou no debate lembrando sua experiência junto com o líder seringueiro Chico Mendes, assassinado em 1988.

Texto Anterior: Juíza pede prisão de diretores do Baneser
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.