São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rondônia pede obras em ferrovia desativada

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

O governo de Rondônia enviou nesta semana ao governo federal um documento solicitando obras nas estações e equipamentos da ferrovia Madeira-Mamoré.
O documento pede a restauração para fins turísticos de 69 km da estrada, de uma ponte de ferro, de oito vagões e quatro locomotivas.
Inaugurada em 1907 e desativada em 72, a estrada tem 365 km e une Porto Velho a Guajará Mirim. Em 82, foram reativados alguns trechos para passeios turísticos que deixaram de ocorrer há três anos.
Segundo a Fundação Cultural do Estado de Rondônia, não há como calcular o custo das obras porque as peças deverão ser feitas especificamente, torneadas em bronze. A estrada foi construída para facilitar a exportação da borracha. Sua função era contornar o perigoso trecho de ligação dos rios Madeira e Mamoré, de difícil navegação devido a 20 cachoeiras.

Texto Anterior: Santa Catarina; Paraná
Próximo Texto: Parceria pela qualidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.