São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 1995
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Parceria pela qualidade

OSWALDO SAENGER

A escola anacrônica é a negação da esperança. É preciso agir. Tendência não é destino. É preciso influir. Saber mudar. Mudar para melhor. A partir destes pressupostos os educadores que atuam na área da iniciativa particular da educação vem desenvolvendo ações conjuntas com decidida vontade de melhorar o quadro atual.
A luta pela qualidade na educação é um processo que expressa a necessidade da nação. Somente com a consciência clara de suas responsabilidades sociais, a escola poderá superar as dificuldades e inaugurar novos caminhos.
A qualidade total traz desafios à escola na medida em que estimula habilidades e redefine atitudes diante das crescentes demandas da sociedade. A proposta é resolver problemas crônicos e promover avanços substituindo a perplexidade diante das novas exigências sociais e tecnológicas pela ação cooperativa e eficiente.
Na área da escola, a preocupação com a qualidade se traduz essencialmente na busca de técnicas mais eficientes para motivar, ensinar, fixar e medir a aprendizagem. Muito mais do que simples obrigação, é uma determinação neste momento de transição política e econômica.
Os educadores demonstram preocupação com os destinos do país e sabem que as soluções que o Brasil requer passam por suas mãos. Reafirmam, com esse posicionamento em defesa da melhor qualidade de vida, o direito constitucional a uma educação transformadora das pessoas e da sociedade.
Por todos estes fatos, a ninguém neste país é permitido deixar de participar da aliança família/governo/empresa/comunidade que se propõe a garantir a construção de um Brasil mais fraterno e solidário. A visão da excelência da educação é causa comum, digna de mobilizar a sociedade brasileira e obter a adesão geral.
Da parte dos educadores há plena consciência de que há muito que ser feito no que diz respeito ao compromisso individual de trabalhar de modo solidário, responsável e positivo, para a reconstrução do sistema nacional de ensino — tanto no que se refere a aspectos físicos e materiais, como morais e filosóficos.
Chegou o tão almejado momento de compreendermos que só a educação é capaz de sustentar o salto de qualidade do Brasil para novos patamares de cultura e civilização, à luz de um modelo construído por todos e revelador de uma nova ordem social mais justa, mais humana e mais contemporânea — modelo este que compete à sociedade e ao governo realizar em parceria à serviço da nação.
Todos sabemos, pois, que a batalha do futuro se perde ou se ganha em cada sala de aula deste país. Torna-se indispensável estimular a criatividade e valorizar a contribuição de cada um intervir e mudar tendências. É esse o objetivo prioritário hoje dos educadores.

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