São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conselho de reitores aprova exame final

DA REPORTAGEM LOCAL

O Diretório Executivo do Crub (Conselho dos Reitores das Universidades Brasileiras) se posicionou a favor das medidas anunciadas pelo governo para o ensino superior.
Os 13 reitores se reuniram ontem no Rio de Janeiro e vão apoiar a instituição do exame pós-faculdade —desde que seja acompanhado por um projeto maior de avaliação— e a participação majoritária dos docentes na eleição para reitor, instituídos na Medida Provisória nº 398.
É a primeira posição oficial de uma entidade de ensino superior favorável ao conteúdo da MP. Segundo Éfrem de Aguiar Maranhão, presidente do Crub e reitor da Universidade Federal de Pernambuco, a aprovação ao exame final foi unânime.
"Nós entendemos que a avaliação é fundamental e aceitamos que se examine o produto das universidades, ou seja, os alunos. Só é preciso um pouco mais de discussão com a sociedade para se amadurecer a forma do teste", disse.
A votação exprime a posição do Conselho, do qual participam representantes da Andifes (Associação dos Dirigentes das Universidades Federais), das universidades estaduais e municipais, das comunitárias e das particulares.
"Antes de enviar nossa posição ao Ministério da Educação, cada um dos segmentos deverá se pronunciar oficialmente com o seu ponto de vista como entidade", afirmou Maranhão.
A Andifes deve se manter contra o conteúdo da MP. A entidade, em sua última reunião nacional, decidiu que a forma de eleição de reitores deve ser escolhida por cada instituição. Na reunião do diretório, o apoio à proposta de eleição do MEC recebeu 10 votos contra três negativas.
A reunião também instituiu uma comissão para discutir a Lei de Diretrizes e Bases, em trâmite no Congresso. O reitor da UnB (Universidade de Brasília), João Cláudio Todorov, preside a comissão.

Texto Anterior: Pais podem ser reembolsados
Próximo Texto: Engavetamento pára 16 km da Bandeirantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.