São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 1995
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'O Diário de um Mago' é um disque-fé no palco

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Não é difícil ver por que Paulo Coelho vende. O que ele vende é mercadoria em grande demanda, nestes tempos milenaristas. "O Diário de um Mago", a peça, é lucro certo. O espetáculo, como o livro, é um faça-você-mesmo da fé.
Um mago, ninguém menos do que Paulo Coelho, citado nominalmente, no primeiro de muitos ataques de egocentrismo, vai à Espanha em busca de sua espada ou do "poder". Lá, é levado por um guia pelo caminho de Santiago de Compostela, um guia que já avisa que o homem alcança seus sonhos com meia dúzia de exercícios.
Detalha depois o guia, "durante a nossa viagem, você vai aprender alguns exercícios". Um primeiro é o exercício de "nascer de novo", quando o mago assume "posição fetal" e se levanta, como uma árvore que cresce. O espetáculo é crescente em lugares-comuns.
Outro exercício, ao que parece o mais importante, é andar bem devagar para aprender o "ato de caminhar" e esquecer o "desejo de chegar". É o guia que ensina, "continue a fazer o exercício de andar bem devagar (que) você vai sentir mais a presença d'Ele."
Não faria melhor o disque-fé, o serviço de telefone que promete levar a Deus através da linhas da Telesp.
O caminho de Santiago, aprende-se pelo caminho, é um entre vários caminhos místicos. Em cada um deles, o objetivo é alcançar um "poder". Por exemplo, comunicar-se com outros mundos, ou melhor ainda, "fazer milagres".
É difícil imaginar o que o teatro tem a ver com um negócio como este, de Paulo Coelho. Como esperado, alguns dos resultados cênicos se aproximam do grotesco.
Uma tela ao fundo projeta imagens de Compostela que lembram cartão postal, ou então animações como a do "nascer de novo", que lembra um antigo comercial de cursinho.
No palco, uma cena com mais ação mostra Paulo Coelho em pleno ato de exorcismo, como nas noites de sexta, na Record, para tirar um demônio ou algo assim de outro personagem.
Não consegue, porque subitamente o personagem é coberto por uma capa e desaparece. Há muito não se via um passe de mágica tal, mas de mágica de circo barato, no teatro.
Em meio a tudo isso, o personalismo do autor, a vaidade com que anuncia os poderes e a proximidade com Deus (ao mesmo tempo que em põe alguém para dizer, "você já dominou o orgulho e a vaidade") soam como merchandising.
Perto do final, o guia diz a Paulo Coelho que ele detém o "poder" e não deve temer usá-lo. No final, propriamente, diz que ele tem que escrever um livro para "ensinar o caminho a alguém".
Seria o caso de rir, não fosse a questão religiosa de tal importância e gravidade, no Brasil. Como é regra no teatro atual, é possível distinguir a fetichização do catolicismo ibérico, na sua pior forma.
Dizendo melhor, com exemplo: há cenas em que "O Diário de um Mago" brinca com o horror, como quando o guia dá uma tarefa e pede ao aprendiz que "seja generoso e faça o exercício". O exercício, que se entende como parte do caminho para chegar a Deus, é enfiar alfinetes sob a unha.
Outro momento do gênero é o "exercício do enterrado vivo". Na cenografia, ainda em outras cenas do gênero, não faltam as lembranças inquisitoriais, como paredes de calabouço, coisas assim.
A interpretação reage com um esforço além do esperado, no caso de Jayme Periard, ou com sarcasmo, no caso de Antônio Abujamra, em vídeo. Suzy Rêgo, que é melhor do que as peças que faz, não escapa de mostrar as pernas.
O elenco de apoio produz um dos instantes de constrangimento, ao tentar cantar, sem sucesso.
A cena exemplifica bem as incontáveis falhas do espetáculo, que vão das imagens amadoras em vídeo aos figurinos disparatados. Não que isso atrapalhe "O Diário de um Mago", que não está ali para vender a arte do teatro.

Título: O Diário de um Mago
Direção: Paulo Trevisan
Elenco: João Signorelli, Jayme Periard, Suzy Rêgo, Roasly Papadopol e outros
Quando: quinta e sexta, às 21h; sábado, às 19h e 22h; domingo, às 19h
Onde: Teatro Gazeta (av. Paulista, 900, térreo, tel. 253-4322)
Quanto: R$ 10,00 quinta e domingo, R$ 15,00 sexta e sábado

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