São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série traz grandes pianistas a São Paulo

WILLIAM LI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Começa no próximo domingo, na Hebraica, a série de oito recitais denominada "O Piano", em que atuarão alguns dos maiores pianistas da atualidade.
O ciclo será aberto por David Dubal, que dará uma série de palestras-concerto e "master classes" até 7 de abril.
Dubal, um dos maiores pianistas americanos, é professor de Literatura Pianística na Julliard School of Music de Nova York.
Entre seus livros destacam-se "Reflexions from the Keyboard" e "Evenings with Horowitz". Dubal era amigo íntimo de Horowitz e está excursionando com o piano do grande mestre.
Mas a série inclui outros grandes nomes do cenário pianístico internacional, como Vladimir Ashkenazy, as irmãs Labeque, Rudolph Buchbinder e a grande Martha Argerich, que tocará pela primeira vez no Brasil.
Vladimir Ashkenazy nasceu na Rússia em 1937 e já gravou mais de 50 discos. Atua frequentemente na Europa e fixou residência na remota Islândia.
As irmãs Labèque (Katia e Marielle) formam o duo pianístico mais aplaudido da atualidade. Tendo se iniciado no piano com sua mãe, estudaram em seguida no Conservatório de Paris, onde obtiveram o 1º prêmio em 1968. Além do repertório clássico, elas tocam música contemporânea e jazz.
O pianista tcheco Rudolph Buchbinder é considerado um dos maiores intérpretes de Beethoven. Gravou todas as sonatas desse compositor e a obra completa para piano de Haydn, o que lhe valeu o "Grand Prix du Disque" em 1976.
Além desses, participarão ainda os brasileiros Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Jean-Louis Steuermann, conhecidos do público.
Mas a grande estrela da série será a argentina Martha Argerich. Nascida em Buenos Aires, em 1941, admirada por mestres como Horowitz e Michelangeli, ela é um verdadeiro mito do piano.

Texto Anterior: Zélia Duncan foge do ecletismo no Sesc
Próximo Texto: 'O Diário de um Mago' é um disque-fé no palco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.